TUDOJUNTOMESMO!

Este blog é um canal pra gente falar, sobretudo, sobre tudo. O nome? Ah, é uma alusão à pergunta que não quer calar: por que tudo junto escreve separado e separado escreve tudo junto? Então vai TUDOJUNTOMESMO!

sexta-feira, março 19, 2004

Maioridade Penal – Parte II

Tenho um amigo que é professor em duas escolas públicas num bairro bem violento, na zona sul. Ele diz que não consegue lecionar em paz. Existem na escola vários menores infratores em liberdade assistida que freqüentam a escola apenas por obrigação da pena, sem absolutamente nenhum interesse em aprender, apenas para não terem que voltar à internação na Febem. Esses menores tumultuam as aulas, ameaçam colegas e professores, aproveitam-se do fato de não irem pra “cadeia de verdade”.

Sem entrar no mérito da (in)eficácia educacional escolar, um dos motivos do desinteresse verificado é que estudar não traz o dinheiro imediato que querem (como foi dito no post anterior).

Isso não acontece apenas nas escolas públicas e nem apenas nos bairros pobres e violentos. Também existem jovens de classe média que “entram no crime”, mas o motivo na maioria das vezes é a droga.

A esposa de um amigo é professora numa escola particular pequena em Santana, zona norte. Ela conta que certa vez estava conversando com os alunos, durante a aula, sobre algo que não me recordo bem, mas tinha a ver com moral. A certa altura um aluno disse-lhe: “professora, pra quê eu vou acordar de madrugada todo dia, tomar busão lotado, trampar o dia inteiro pra ganhar duzentos conto, se num assalto que eu faço eu já ganho isso?” A resposta que ela deu nem importa aqui.

Agora, sim, eu pergunto: a culpa é da Escola?

(desculpem-me por postar isto numa sexta-feira, dia em que geralmente os posts são mais light)